Revestimentos externos: dicas para uma escolha sem erros
Você sabe como escolher revestimentos externos para o seu projeto ? As áreas externas, tanto residenciais, como comerciais merecem uma atenção um pouco maior do que os ambientes internos, já que as ações do tempo e temperatura incidem diretamente sobre o local de aplicação.
Atualmente, a indústria de revestimentos oferece ao consumidor uma imensa variedade de produtos, que além das especificações técnicas necessárias para o ambiente externo, garantem beleza e estilo, quesitos indispensáveis para a sua fachada, que será o “cartão de visita” do seu projeto.
Os revestimentos para áreas externas, diferente dos ambientes internos, devem oferecer resistência a todos os fatores climáticos, como sol, calor, chuva, frio, ventos fortes, raios, geada, neve etc. Além disso, o material deve ter boa adaptação às mudanças bruscas de temperatura que ocorrem em algumas estações do ano.
Os revestimentos externos, em geral, são produzidos em pequenos formatos para que garantam maior aderência à parede após a aplicação. Outra importante característica é a baixa absorção de água, garantindo que as peças permaneçam mais tempo aplicadas, evitando o descolamento da parede e garantindo mais segurança. Alguns modelos oferecidos atualmente pelo mercado possuem uma absorção de água tão baixa , que podem ser aplicados inclusive em interior de piscinas
A indústria cerâmica também vem investindo em tecnologia, oferecendo hoje ao mercado consumidor revestimentos com proteção anti pichação, sendo perfeitos para muros e áreas externas com acesso à rua. Os revestimentos anti-pichação não retem sujeira, facilitando a limpeza do das paredes externas, fachadas , lareiras e churrasqueiras.
Tão importante como escolher o revestimento mais adequado para uma área externa, é escolher corretamente a argamassa, o rejunte e espaçadores apropriados. Para não ter erro, sempre busque a orientação de um arquiteto , engenheiro ou profissional especializado.