Coeficiente de atrito: conheça os índices de resistência ao escorregamento do seu piso cerâmico ou porcelanato

O coeficiente de atrito é um índice que demonstra a resistência ao escorregamento dos pisos e porcelanatos, determinando o nível de segurança da superfície quando há presença de líquidos, óleos ou quaisquer substâncias que possam induzir alguém ou algo ao deslizamento.

É por meio do índice de coeficiente de atrito que o consumidor deve direcionar sua escolha para ambientes que possam exigir uma superfície mais rústica ou áspera, garantindo a segurança de quem irá trafegar pelo local. Quanto maior o coeficiente de atrito, maior será a resistência ao escorregamento.

O coeficiente de atrito é regulamentado na norma NBR 13818:1997, que determina para os revestimentos um coeficiente de atrito menor que 0,40 como suficiente para instalações em áreas internas (que não requerem resistência ao escorregamento) e maior que 0,40 para áreas mais vulneráveis ao escorregamento.

Já em áreas molhadas externas com rampa e escadas, o ideal é escolher produtos com com coeficiente de atrito igual ou maior a 0,7.

Arte: Blog Reveste Online

Os pisos cerâmicos com maior coeficiente de atrito, e por consequência maior resistência ao escorregamento, são indicados para áreas externas próximas a piscinas, rampas, degraus, escadas , bem como em banheiros, e ambientes públicos que necessitam limpeza com água como hospitais, laboratórios, cozinhas industriais etc

Também é importante lembrar que a instalação do pisos no ambiente seja efetuada com o caimento correto, garantindo que o escoamento de água tenha a direção adequada, evitando acúmulos no piso.

Os pisos e porcelanatos com altos coeficientes de atrito proporcionam mais segurança, mas por outro lado, são mais rústicos e ásperos, tornando a limpabilidade mais difícil, ao contrário dos polidos, acetinados ou brilhantes.

O importante é que na hora da escolha, o consumidor sempre busque a orientação de um arquiteto ou profissional especializado, dando preferência aos revestimentos que serão mais seguros, quando o ambiente exigir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.