Você sabe o que é paginação? Saiba como a criatividade pode transformar o seu projeto
A paginação de pisos, revestimentos de parede e porcelanatos é o desenho que será formado pelo posicionamento das peças no ambiente. É uma etapa do seu projeto que definirá o estilo estético do ambiente e, portanto, merece bastante atenção e cuidado.
A paginação deve ser planejada antes da fase de assentamento, preferencialmente pelo seu arquiteto, que baseado no tamanho do ambiente, formato das peças, cores e quantidade de peças, definirá qual será o desenho mais adequado.
Além de influenciar diretamente no resultado estético do ambiente, uma paginação bem planejada contribui também com a facilidade de instalação e economia de material.
O formato do material escolhido para a paginação do seu ambiente faz toda a diferença. Os grandes formatos, por exemplo, conferem uma sensação de amplitude do ambiente, quando bem paginados.
Os formatos menores e mais tradicionais (quadrados e retangulares) também permitem o uso e abuso da criatividade, que resultam em diversas alternativas de paginação.
Conheça os principais tipos de paginação sugeridos por arquitetos e outros profissionais especializados.
Paginação Horizontal: as peças são organizadas com base no eixo horizontal, proporcionando um ambiente visualmente mais largo.
Paginação Vertical: as peças são organizadas com base no eixo vertical, proporcionando um ambiente visualmente mais alongado.
Paginação Alinhada: é uma forma tradicional de paginação, na qual a disposição das peças é desenhada de maneira uniforme.
Paginação Diagonal: as peças são assentadas a 45 graus, conferindo uma sensação de movimento ao espaço. Caso opte por esse tipo de paginação, deve ser considerada uma perda de 20 a 25% do material, pois ocasiona mais recortes e desperdício de peças.
Espinha de peixe: as peças são alinhadas em formato zig-zag., conferindo um estilo contemporâneo ao ambiente. O percentual de perda pode chegar a 30%, já que essa paginação exige muitos recortes de peças.
Escama de peixe: as peças são assentadas no sentido da parede (vertical e horizontal). Semelhante à espinha de peixe, sua perda também gira em torno de 30%.
Transpasse: o ambiente pode ser paginado de forma que as peças sejam intercaladas. Seu uso é bastante comum nos pisos que imitam madeira.