O que é absorção de água?

Uma das especificações existentes nas cerâmicas e porcelanatos é o grau de absorção de água. Mas o que isso significa ?

A absorção de água é a penetração de líquido no interior da massa cerâmica (ou de porcelana) causada pela porosidade do material resultante do processo de produção. Quanto maior a porosidade, maior será o grau de absorção de água.

De acordo com o INMETRO ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) a absorção de água é um dos parâmetros de classificação das placas cerâmicas e porcelanatos com influência direta sobre a resistência mecânica. Quanto maior a absorção de água, menor será a resistência mecânica do produto.

Mas atenção! Uma menor resistência mecânica não significa um produto de menor qualidade. O que deve ser considerado é o local de uso. Por exemplo, um revestimento de parede pode perfeitamente apresentar baixa resistência mecânica, já que não haverá tráfego de pessoas ou veículos. Nesse caso, a resistência mecânica não é importante.

Os grupos de classificação de absorção de água são regulamentados de acordo com as normas ABNT NBR 13818 para placas cerâmicas. Já para os porcelanatos, a norma é ABNT NBR 15463.

Grupos de absorção de porcelanatos, pios e azulejos.
Arte: Blog Reveste Online

Toda embalagem deve conter de forma clara ao consumidor a informação sobre o grupo de absorção classificado para o produto.

O grupo de absorção é uma informação essencial para que o consumidor (sob a orientação de um arquiteto ou outro profissional especializado) escolha os produtos adequados ao seu projeto. Quanto maior a umidade que estará presente no ambiente (banheiros, piscinas etc.) , menor deverá ser o índice de absorção de água.

Já em ambientes internos sem exposição à umidade e com pouco tráfego, os produtos com alta absorção de água são perfeitamente indicados.

2 comentários em “O que é absorção de água?

  1. […] ótima opção para os banheiros são os pisos cerâmicos e porcelanatos, pois possuem baixa absorção de água. A baixa absorção de água é importante para que não retenham umidade, especialmente quando os […]

    • Renan Romano disse:

      A absorção de água é a penetração de líquido no interior da massa cerâmica (ou de porcelana) causada pela porosidade do material resultante do processo de produção. Quanto maior a porosidade, maior será o grau de absorção de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.