Cuidados na terceira idade: dicas para revestir com segurança e evitar acidentes

Qualidade de vida, conforto, autonomia e segurança. Independente da idade, todos nós nos preocupamos com esses aspectos essenciais do dia a dia e estamos sempre em busca de opções que proporcionem o melhor para nossa família.
Quando falamos sobre os mais experientes, a preocupação é ainda maior, pois nos cabe a importância de olhar com carinho, respeito e cuidado para aqueles que um dia tanto cuidaram de nós.
Aproveitando a melhor fase da vida, os idosos, merecidamente, passam grande parte do tempo desfrutando do conforto do lar, tornando-se essencial que os ambientes da casa sejam acessíveis e garantam sua segurança, autonomia e bem-estar.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que a população idosa no país já atingiu a marca de 29 milhões de pessoas, sendo que a expectativa é um aumento de 150% nos próximos 40 anos.
O crescimento da população da terceira idade tem recebido atenção do mercado de pisos cerâmicos e porcelanatos, que tem desenvolvido produtos que proporcionem segurança, conforto e qualidade de vida, não somente para os ambientes residenciais, mas também para ambientes públicos, que são bastante frequentados por esse público.
Os pisos e porcelanatos polidos ou brilhantes devem ser evitados, pois sua superfície é mais lisa, tornando o ambiente mais escorregadio. Além disso, é mais vulnerável a riscos provocados por bengalas, andadores ou cadeiras de rodas.
Já os rústicos, são excelentes opções para garantir conforto e segurança pois possuem textura antideslizante, prevenindo contra escorregamentos e quedas, proporcionando um deslocamento com maior segurança.

Foto: Cerâmica Porto Ferreira
Na hora de escolher o piso ou porcelanato, fique atento ao coeficiente de atrito que precisa ser maior ou igual a 0,4 para garantir maior segurança contra o deslizamento.
Outra recomendação para melhorar a segurança é revestir o ambiente em tons claros, pois garantem maior luminosidade e menor risco de quedas.

Foto: Site Delta Porcelanato