Áreas externas ou de tráfego intenso: saiba como escolher o piso ou porcelanato adequado para o ambiente

A escolha dos revestimentos ideais para um projeto deve levar em conta o aspecto estético e estilo do consumidor e também a adequação ao fluxo esperado nos ambientes. A resistência do material, bem como as suas especificações técnicas, são essenciais para uma escolha sem dor de cabeça.

Mas existem opções que aliam elegância, sofisticação e estilo à resistência do revestimento? Sem dúvida. Atualmente, o mercado oferece diversas opções proporcionando ao consumidor uma extensa variedade com tons, texturas, tamanhos e preços diversificados.

Piso Cerâmico Porto Ferreira Landstone Jardim Sand Rústico 53×53
Foto: Site Porto Ferreira

O primeiro aspecto a ser considerado é a finalidade do ambiente. Em áreas que estarão sujeitas à intensa movimentação, como lojas, escolas, restaurantes, serviços, garagens, clubes etc , são indicados pisos e porcelanatos com texturas mais resistentes a riscos e deslizamentos, como técnicos, acetinados, rústicos, bem como os que imitam pedra ou cimento.

Porcelanato Castelli Pierre San Domino Plus Rústico 83×83
Foto: Site Castelli Porcelanatos

Os pisos polidos jamais devem ser usados em áreas de tráfego intenso, já que são mais sensíveis a riscos, arranhões e escorregamento.

Para ajudar na escolha do piso, o consumidor deve ficar atento ao PEI do material. Essa sigla representa a classificação em relação a resistência da sua superfície. O PEI pode variar de 0 a 5, conforme abaixo.

Classificação de Resistência à Abrasão da Superfície(PEI- Porcelain Enamel Institute )
Arte: Blog Reveste Online

Já os porcelanatos, diferentemente dos pisos, possuem outro tipo de classificação, denominada Local de Uso, que auxilia o consumidor na momento da decisão de compra ao indicar o porcelanato adequado, que pode ser desde uma parede até ambientes com intensa circulação de pessoas, como locais públicos, áreas comuns de condomínios, lojas, escolas, aeroportos etc.

Classificação de porcelanatos por local de uso
Arte: Blog Reveste Online

Mesmo seguindo as orientações do fabricante, é sempre recomendada a avaliação de um profissional da área de arquitetura e construção, que poderá indicar a melhor opção para o seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.