Porcelanatos Esmaltados: conheça os diferentes acabamentos e indicações
Como o próprio nome já sugere, o porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte em sua superfície. Em seguida, é aplicado o desenho da estampa, que pode ser comparado ao efeito de uma impressão em HD (High Definition).
Os porcelanatos esmaltados são mais resistentes à mancha e podem ser encontrados em cor única ou nas mais diversas estampas, imitando o efeito mármore, cimento, madeira ou pedra. Ao contrário dos porcelanatos técnicos, os esmaltados não são indicados para ambientes comerciais ou com alto fluxo de pessoas, sendo mais indicados para ambientes residenciais.
Os porcelanatos esmaltados são produzidos em três diferentes tipos de acabamento:
Acetinado
Polido
Brilhante
Porcelanato Esmaltado Acetinado: também chamado de fosco, mate ou natural, o porcelanato acetinado recebe essas nomenclaturas porque a peça não possui brilho, fazendo com que o acetinado torne o ambiente mais aconchegante e visualmente mais confortável, já que possui menor incidência de luminosidade. Em banheiros, local onde há risco de escorregamento, o porcelanato esmaltado acetinado é o mais indicado, já que confere maior segurança do que os porcelanatos polidos ou brilhantes. O grupo de porcelanatos acetinados tem como principal atributo a versatilidade de uso e estampas, podendo ser aplicado nos mais diversos ambientes.
Porcelanato Esmaltado Polido: Em seu processo de produção, o material passa por um intenso processo de polimento, o que o torna mais brilhante, conferindo um toque único e elegante ao ambiente. O porcelanato esmaltado polido não é indicado para áreas externas, já que o contato com a chuva ou mesmo pó e areia acumulados pelo vento podem gerar riscos de deslizamento. O porcelanato esmaltado polido deve ser evitado em locais de alto tráfego de pessoas, já que a sua textura é mais vulnerável ao aparecimento de riscos em sua superfície.
Porcelanato Esmaltado Brilhante: embora possua brilho em sua superfície, o porcelanato brilhante apresenta maior luminosidade do que os acetinados, mas não chega a ter a mesma intensidade de brilho do que um porcelanato polido. Seu acabamento brilhante é decorrente da aplicação de um esmalte especial adicionado à superfície da peça. Mais indicado para áreas internas, os porcelanatos esmaltados brilhantes podem apresentar riscos de escorregamento em áreas externas sujeitas a umidade da chuva.